top of page

“Como dizer profissionalmente ... ?”

Todos temos aquela sensação de que algo fica entalado na garganta quando queremos dizer algo, mas, no fundo, sabemos que não seria uma boa ideia.

Para alguns, como eu, o problema é não saber me expressar corretamente e muitas vezes simplesmente falar o que vem à mente. Péssima ideia.


Enquanto gastava meu precioso tempo no TikTok, que, aliás, pode sem muito educativo, me deparei com o video de uma usuária que, com seus colegas, mostrou qual seria a forma mais profissional de dizer algumas coisas no ambiente de trabalho, e ainda cair nas graças de quem ouve.


Achei tão interessante que resolvi escrever este post falando sobre isso e quem sabe ser de ajuda para quem passa por estes problemas de vem em quando.


Para quem quer ver a autora do video, o perfil dela é o @loewhaley. Achei super original e bem-humorado. Vale lembrar que os vídeos são em inglês. ;)


COMO DIZER:


  • “Então você espera que eu realize mais tarefas, mas com o mesmo salário?”

“As expectativas aqui são que as nossas responsabilidades e quantidade de trabalho aumentem, mas ainda continuamos com o mesmo cargo e recebendo o mesmo salário?”


  • “Eu não acredito em você”

“Eu não tenho certeza se a informação que você está fornecendo esteja correta.”


  • “Isso não faz parte do meu trabalho.”

“Eu não sou a pessoa certa para te ajudar com esta tarefa, mas eu ficaria feliz de te indicar alguém (o nome da pessoa) que conseguiria ajudar.”


  • “Você está me fazendo perder tempo”

“Respeitaremos o tempo e nos reuniremos quando tivermos mais detalhes sobre o assunto.”


O princípio é simples: como você gostaria de ser tratado, principalmente no ambiente de trabalho?


Ter isso em mente pode ajudar a mantermos bons relacionamentos, com pessoas dispostas a trabalhar em equipe.


Não estou dizendo ser fácil, mas vale a pena tentar.


Boa sorte!



Comments


bottom of page