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O que você realmente precisa para fazer uma estratégia digital?

Se você tem um negócio, e quer que ele cresça, você precisa de uma estratégia bem traçada para atingir seus objetivos. Mas como fazer uma estratégia e como aplicá-la, principalmente no meio digital?


Independente se você está começando com marketing digital ou se já conhece sobre o assunto, você sabe que começar um negócio online envolve muito mais do que abrir uma conta no Instagram ou Facebook e esperar que os clientes cheguem até você, certo?


O fato é que o mercado digital tem crescido muito nos últimos anos, principalmente com a chegada da pandemia, que fez com que muitos recorressem a uma nova fonte de renda. Nada mais rápido do que a internet para isso.


Mas como se destacar em um mar de páginas e produtos que encontramos nas redes? Será isso possível? Sim, se você tiver a estratégia certa para isso.


Pense nesta estratégia como um mapa que você irá fazer para percorrer um percurso e chegar a um destino. Você se prepara para qualquer imprevisto, tem uma ideia dos gastos e até mesmo de quanto tempo demorará para chegar no ponto B saindo do ponto C.


No caso da estratégia digital, você desenhará mais do que um percurso; marcará o que te faz único, e como demonstrar isso para a sua audiência. Você precisa ter bem em mente quem você quer alcançar e aonde você quer chegar com esta estratégia e só assim você poderá começar com os termos mais práticos, como definir linha editorial e definir o calendário editorial.


Começamos com:


Primeiro passo: defina sua audiência.

Talvez seja um passo óbvio, mas muito importante. Quando começamos no digital queremos alcançar o máximo de pessoas possível. Mas uma coisa é certa: quem tenta agradar todo mundo não agrada a ninguém.

Então se pergunte:

  • Quem são meus seguidores?

  • Qual o gênero deles?

  • Quais interesses eles têm?

  • O que represento para eles?


Acho a última pergunta muito importante. Pense: você está aqui não para vender um produto, mas para resolver um problema. Será que isso está bem definido quando a pessoa visita seu perfil?


Segundo passo: defina seus objetivos.

De preferência, defina apenas alguns objetivos para cada mês. Isso vai te ajudar a ser mais focado e entender melhor o que você precisa melhorar para alcançar seu público.


Terceiro passo: hora de delegar tarefas

Neste caso, não quero dizer para pessoas específicas, mas sim para etapas específicas do mês.

  • Tarefas mensais: um calendário em branco, todas as promoções do mês e outros conteúdos que você queira postar, como fotos, artigos, videos.

  • Tarefas semanais: crie um cronograma para seu conteúdo;

  • Tarefas diárias: engajar com seguidores, responder comentários.

Tudo pronto? Então mãos à obra! Mesmo que no começo pareça um pouco assustador, montar uma estratégia não precisa ser um bicho de sete cabeças.


Para ajudar, fiz um planner de estratégia digital para você ter uma ideia do que fazer para colocar seus projetos em ordem. Ele é totalmente editável, caso você não queira imprimir. (clique aqui para baixar o seu!)



Essa é minha primeira estratégia e quero aprimorá-la e muito ainda. Então se você tem alguma sugestão, não se esqueça de me enviar por aqui ou na minha página no Instagram @agabriela.nogueira.


Boa sorte com seus planos e que seus projetos o levem a lugares nunca vistos!

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